quinta-feira, outubro 15, 2009

Carta a Maitê

Recebi por e-mail. Não sei quem é o autor, mas está bastante engraçada, usando as palavras dessa grande atriz brasileira, né?
Publico o que recebi, entre aspas.

Quanto a mim, fiquei "banzado" com o que vi! Nem queria acreditar que ainda há gente desta, supostamente figuras públicas, com responsabilidade, a fazer e dizer atrocidades daquelas. E mais ofensivo ainda, a maneira como o pseudo-documentário foi recebido no programa brasileiro. À gargalhada!
Podem dizer que eram piadas. Todos nós a fazemos. Os brasileiros sobre os portugueses e os portugueses sobre os brasileiros, eu também me rio com as piadas que fazem sobre nós, quando são bem feitas, mas isto não foi piada, foi ofensa mesmo.
Mal começou a falar sobre Sintra, eu nem queria acreditar. Numa vila que está carregada de história, belas paisagens, mistícismo, monumentos, palácios, castelos... ela se referiu a "uma vilazeca próxima de Lisboa" e só se preocupou do 3 virado ao contrário! Depois foi um descambar de asneiras que nunca mais parava!
Enfim...
Recordou-me um pouco o Borat. Mas em versão reles, mesmo!
Aqui vai o que recebi!

"Cara Maitê,

Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta de Portugal!!
Tudo jóia miúda.. já vi que és uma garota "légál" e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu...já somos amigos!!
Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?
Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario!! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola.. é sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem com "gajos" como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar a baixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver ... qual é o stress?? Na boa, tudo "légál", show de bola garota...

Sabes o que me lembrei???
Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo camera man e fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este guião:
1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de Vitória como que a afirmar : "estou-te a mijar para os pés e tu não podes fechar os braços para me impedir... estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo??"
2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: "Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)..."
3º Também era "légál", o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la... Espera lá! Já sei... arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em ipanema gritando o seguinte: "quem sois vós minhas popozudas de fio dental?? e vós seus boiólas de sunga?? Que estaides a fazer assim vestidos na terra que eu descobri??? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem!! (esta é show, não é Maitê??)
4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer: "sabem para que é que este "preto" era bom?? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal!"

Vôcê curtiu a ideia Maitê??? Pensei que seria falta de respeito e de educação fazer uma coisa deste género de um país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes.. é brincadeira.. isto há brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!

Ah é verdade... muito importante...Depois vendemos isto à rede Globo e eles transmitem isto em horário nobre... Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir!! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um "manézinho" vá aí à tua terra gozar com a tua pátria!!

Um beijo pá..

E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer contigo, mas não te conto agora... pronto está bem, eu conto... era esfregar 3 pasteis de nata (aqueles que tu comeste) na tua cara!! Deve ser mesmo o teu género de brincadeira... afinal de contas tu és tão bem humorada! É verdade, traz as tuas amigas do programa porque há pasteis para todas!!

Beijos pá

Frederico

Nota: Usei o nome de Rui de Carvalho sem qualquer desrespeito à sua pessoa, antes pelo contrário, é um símbolo do nosso país daí ser a pessoa exacta para ironizar esta situação.
Outra chamada de atenção que quero fazer, será o facto de usar a expressão "preto" no ponto 4º. não terá qualquer intenção racial subjacente ...será uma forma de ironizar a desplicência com que Maitê trata de alguns temas. Longe de mim querer magoar qualquer tipo de raça..."

26 comentários:

Vício disse...

chorei a rir ao imaginar o Rui de Carvalho nessas cenas!
muito bom!

será que não era boa ideia levar a Maité às Caldas? (mesmo correndo o risco dessa se naturalizar)

o_vigilante disse...

ahahah, recebi hoje esse e-mail!
muito bom! =D
abraço ;)

Teté disse...

Já estou enjoada de tanta Maitê! OK, a mulher foi parva, malcriada e exibiu pouco nível - e daí?! Será a primeira ou última a fazer tal coisa?

Protagonismo a mais, dado pelos próprios portugueses "ofendidos", cá por mim perdi a pachorra, há coisas mais importantes na vida...

Beijocas!

Osvaldo disse...

Caro Roderick;

Li a tua carta que "enviaste" a essa besta, cavalgadura, rainha da ignorância e assino por baixo. E assino com o meu nome e não com uma cruzinha ou o dedo borrado para as impressões digitais, porque sou português...

Fico revoltado porque cresci no Brasil e conheço brasileiros maravilhosos, mas sempre houve uma verdadeira escória saída das favelas e de outros lugares imundos que devido a certos favores corporais atingiram um certo status na esfera social, que o primeiro evento importante a fazer é desbocar do português, falando mal de quem lhes matou a fome e cuspindo no prato que tantas vezes lhes deu de comer.
É pena porque senti no meu orgulho e no orgulho da minha raça essas piadas de merda... O Brasil é um país maravilhoso e não tem culpa que uma camada da sua população, invejosa e sem respeito jogue todas as suas fúrias, invejas e sem vergonhices para cima de um povo que lhes deixou como herança um imenso país de maravilhas mil. E esse país, a quem Portugal deu o nome de Brasil, foi feito por todos os nossos antepassados de quem nós, portuguêses nos orgulhamos.
Vi o video na you tube, lamento pelos meus amigos brasileiros e a minha família é a 80% brasileira, peço desculpa a todos os brasileiros cultos que não têm culpa destes caras de cú à paisana que aparecem porque são uns frustados e só vivem graças à ginástica de pernas, e o meu repúdio diz-me para mandar a Matê "Pra grande Puta que a Pariu".

Descupa carao amigo Roderick, mas a minha repulsa levou-me a escrever esta "doce" mensagem, porque na verdade, teria vontade de ser bem mais radical.
Não é por nacionalismo, mas por respeito e educação de um Pais e um povo que sempre apreciei que é o Brasil e o seu verdadeiro povo, não por esta escória.

Um abraço,
Osvaldo

Conversa Inútil de Roderick disse...

Vicio, isso nunca! A "muié" não saía de lá enquanto não experimentasse os ditos todos!!!!

Conversa Inútil de Roderick disse...

David, Bom? Bota "Bótimo" nisso, cara!
Abraço, amigo

Conversa Inútil de Roderick disse...

Teté, tens razão, mas se ficássemos calados, a moçinha vivia na sua grandiosa estupidezcontinuando a ganhar "grana" dada pelos "Manoeis" da terrinha!!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Osvaldo, faço minhas as tuas palavras. Também vejo o Brasil com outros olhos, tal como o seu povo! Tenho bons amigos brasileiros e, alguns não tem os supostos estudos e conhecimentos que esta senhora deveria ter e não são ignorantes como ela é!
Enfim. Há sempre ovos podres. Lá como cá!

Laura disse...

Lindo, amei o cara legal que sem desfaçatez, soube colcoar a miuda tal e qual ela merecia, beijão..amei, adorei e cpopiei para as minahs amigas do grupo, e para os meus filhos ehhhh tem de se guardar, tadinhas das lulas do lula, ehhhhhh,ji

Laura disse...

Mau, foste tu que escreveste isto? ou não li bem? diz lá ehhhh mas que carago, qual deixar passar, a mulher tem de pedir desculpas aqui na nossa tv ahhh era bom que fosse só assim, ela fez muito mal...beijinhos.

Laura disse...

Pois nã foste tu, o moço que escreveu levaria um grande abraço e meia duzia de beijos, nãod e pasteis de nata, esses há aqui à vontade, mas para esfregar nas fuças da nina, dava-lhe umas boas dúzias, será que ela lerá? adoraria..beijinhos.

Adriana disse...

Ela é muito burra coitada! Agora é só enterra-la!
bjs

Maria disse...

Roderick:
É a primeira vez que aqui venho, embora conheça o teu nome do Blog da Laurinha.
Obrigada amigo. Mostráste aquilo que disse no meu blog. Uma tipa destas não define um povo. O povo brasileiro é simpático, educado e não merece ser avaliado, pela atitude estúpida de uma só pessoa.
O teu post está mito bom e a resposta que publicaste formidavel.
Os meus parabéns para os dois.
Tenho amigos brasileiros a quem admiro e estimo, acho graça ao humor de alguns actores, mas o que ela fez, não é humor. É falta de respeito, de educação, de sensibilidade.
Abraços a todos os brasileiros decentes.
Essa mulher não merece mais comentários.

Zé do Cão disse...

Não sei se esta "artista" sabe que os ovos também apodrecem e que quando partidos deixa um cheiro nauseabundo. Talvez lhe caiba algum dia receber tamanha apoteose.
E convido-a, (se mais alguma vez, voltar a este insignificante país) a visitar as Caldas da Rainha. Talvez aí encontre, nas bancas dos
ceramistas populares algo que lhe levante o ego.
Um Abraço

Conversa Inútil de Roderick disse...

Pois é Laurinha! O que está entre aspas, não fui eu!
Mas como achei que estava tão bom, resolvi partilhar!
Beijos

Conversa Inútil de Roderick disse...

Adriana, enterrá-la bem fundo, sem deixar nenhum braço de fora!!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Maria, é a 1ª vez que aqui vens???? A sério? Sinceramente, como estou habituado a ver-te na Laura, nem tinha reparado nisso!
Mas bem vinda e que sejas visita assidua.
E é isso mesmo. Agora é esquecer essa pseudo senhora e ignorá-la para todo o sempre! Fique lá na sua Terrinha!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Não Zé, ela não sabe, porque como já é um ovo podre nem sente o cheiro que exala!

Carlos II disse...

Já estou como a Teté:

Andam os portugueses tão e ofendidos e preocupados com foleirices destas.

Há muitos portugueses (infelizmente) que cospem no chão, que não conhecem a história de Portugal, acompanham ao vivo em directo programas na tv que autêntico lixo e que também não sabem que o 3 ao contrário, é um simbolo esotérico.

Ah!!!

Myllana disse...

Apesar de ser brasileira e respeitar muito a vossa cultura também achei que foi de péssimo tom o que ela fez!
No Brasil não temos a cena do tu e do você portanto quanto a isso fica um bocadinho complicado explicar por ser uma questão cultural mesmo! Não há voltas a dar. É tipo : existe cá mas lá não e causa imensa confusão nos portugueses a questão da confiança do tu e do você.
Enfim...
Me sinto envergonhada mas também queria deixar explícito que no Brasil nem tudo é puta,samba, futebol e Carnaval.Generalizar as coisas é uma atitude abrupta!
Nem tudo que vem do Brasil é do piorio.
Um abraço

Conversa Inútil de Roderick disse...

Myllana, todos sabemos isso, há gente má e que não presta em todo o lado, mas vindo daquela "senhora" foi um grande choque para o português em geral, porque a dita cuja passava, e passa, a vida em Portugal a bajular o país e os portugueses, para que vejam os seus espectáculos e leiam seus livrinhos de bolso!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Carlos dos iisss! Há imensos! E falam bem pior que ela sobre o país! A diferenÇa é que não são figuras públicas com responsabilidades assumidas perante o seu público!
Se eu fosse uma figura pública, e não gostasse do Brasil e dos brasileiros (que até gosto e bastante) nunca iria fazer e/ou dizer o que ela disse! isso seria fechar portas! Até nisso foi pouco inteligente! Além de que já vi programas de humor brasileiros que eles fartam-se de gozar com o protuguês e eu, mesmo sendo português, farto-me de rir! E porquê? Porque é humor, e bem feito! Nunca uma idiotice ofensiva daquelas.
Mas, enfim...

jazzetome disse...

Primo,
Vê o m/ artigo sobre isto
http://triticalebloguesobrenada.blogspot.com/2009/10/maite-proenca-e-o-sindrome-do-anos-80.html

jazzetome disse...

Primo,
Vê o m/ artigo
http://triticalebloguesobrenada.blogspot.com/2009/10/maite-proenca-e-o-sindrome-do-anos-80.html

jazzetome disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LopesCaBlog disse...

Bem apanhado :)